domingo, 25 de outubro de 2009

RELATÓRIO DE OUTUBRO

RELATORIO V - GESTAR II

O texto a seguir abrange os encontros realizados na comunidade de aprendizagem, chamado GESTAR II, de Lajeado-RS, os quais abordaram as oficinas do TP6.

GESTAR II
LAJEADO – RS
21/09/2009


"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda
Brilha,porque alta vive." Fernando Pessoa


PAUTA:
1º momento: ACOLHIDA
Mensagem:”Vida que segue”

2º momento: OFICINA
Resumo dos temas principais do TP6, Unidades 21 e 22.
Relato e reflexão das práticas.
Avaliação da Oficina.
Data dos encontros de Outubro.
Preparação para os próximos estudos.

3º momento: OUTROS
Navegar nos Blogues do Gestar II - RS.

4º momento: OUTROS




GESTAR II
LAJEADO – RS
19/10/2009

"... O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer..."- Rubem Alves

“ Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha." (Carl Rogers)

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)

PAUTA:
1º momento: ACOLHIDA
Mensagem:” Patos” - Homenagem aos professores

2º momento: OFICINA
Vídeo Clipe: O sabor e o saber
Comentários e conclusões do Vídeo Clipe
Relato e reflexão das práticas – TP 6.
Avaliação da Oficina.
Data dos encontros de Outubro e Novembro.
Preparação para os próximos estudos.

3º momento: OUTROS
Portfólio.
Projeto Final de Curso
Filmes: Narradores de Javé e O Leitor.
Visita a Sala Ambiente da colega Anelise, na EMEF Santo André.


Nos encontros realizados, que abordaram o TP6, os pensamentos da pauta e a mensagem inicial proporcionaram uma reflexão interessante sobre o que é ser professor/educador. Este é um momento bem interessante, pois sensibiliza e envolve os cursistas para o momento de estudo da oficina, que está iniciando.
Quanto aos relatos de atividades sugeridos pelo Avançando na Prática, os professores tiveram certa dificuldade de concluir a realização, pois o mês de outubro, na maioria das escolas é um mês de atividades diversas em relação às datas comemorativas do Dia da Criança e Dia do Professor. Sendo que a atividade relatada por uma das cursistas, chamou a atenção do grupo, já que envolveu dicas do Gestar, criatividade e envolvimento dos alunos, bem como, mexeu com o emocional, com a paixão, com a valorização do ser humano. A atividade constava em descobrir a música marcante de cada professor da escola, gravá-la e elaborar um texto do perfil dos professores. Sendo que no momento da homenagem, ao som da música, os alunos liam o texto do perfil de cada professor.
Percebi que os professores cursistas optaram em aplicar mais as atividades relacionadas à Unidade 21 – Argumentação e linguagem e Unidade 22 – Planejamento e escrita, penso que isso ocorreu, pois são assuntos de maior domínio do professor e presentes em sua prática. Já a Unidade 23 – O processo de produção textual: revisão e edição - ficou pouco explorada, desta forma conclui que é um “terreno novo”, e por isso provoca certa insegurança, sendo assim, combinei após estudo desta unidade, na oficina, que nos próximos encontros retomaremos esse assunto através de relatos de uma prática relacionada a esse tema. Também proporcionei o texto “Escrever bem” da Revista Nova Escola(Edição 219, de janeiro de 2009), que além de apresentar argumentos favoráveis a fases da revisão e edição, traz exemplos de atividades realizadas com sucesso. Meu objetivo é que no momento que abordarmos novamente este assunto possamos fazer relações, entre o texto do TP 6, da revista Nova Escola e da Prática dos Cursistas. Quanto à Unidade 24 – Literatura para adolescentes, o grupo demonstrou ter adorado ler, pois a autora Márcia Antonieta Antunes Cunha, trouxe algumas confirmações favoráveis ao trabalho, que vem sendo realizado pelos professores cursistas, quanto à leitura. É lógico, como a própria autora afirma “a intenção da discussão feita foi mesmo pôr o dedo numa ferida: precisamos reavaliar o tempo todo nossas práticas e posturas, descobrir nossos enganos, experimentar caminhos, questionar nosso próprio espaço dedicado à leitura.”, isso ocorreu quando debatemos os aspectos relacionados a necessidade do professor ler os livros que seus alunos estão lendo, ao momento da avaliação que deve ocorrer durante o processo e não num momento estanque e quanto ao longo caminho que precisamos trilhar para contagiar alguns alunos, considerando que o importante é não desistir e não limitar-se a queixas e sim procurar estratégias, colocando-as em prática.
A viagem realizada nos Blogues dos colegas formadores e de professores cursistas de outros municípios foi interessante devido ao sentimento de unidade e de trabalho em rede, proporcionado neste momento.
O vídeo clipe O sabor e o saber, ficou um pouco prejudicado, pois estávamos sem caixinhas de som(imprevistos também acontecem), mas isso não impediu que relacionássemos várias falas com nossa prática, bem como, com nossa memória como estudantes. Relacionamos muito a fala de Rubem Alves com a Unidade 24 do TP 6, no que se refere a criar, desenvolver, refinar o gosto pela literatura.
Para o próximo encontro combinamos visitar a sala ambiente de Língua Portuguesa da colega cursista Anelise. Estamos todas curiosas, pois nos parece uma prática interessante além de inovadora.
A avaliação destes encontros ficou para ser realizada de forma escrita pelos cursistas e entregue juntamente com o relatório das atividades práticas do TP6, nos próximos encontros.
Além dos encontros, comprovados com a pauta, ocorreu, também, a oficina de atendimento mais individual, para esclarecer dúvidas quanto ao projeto a ser desenvolvido e construção do portfólio.
Como formadora concluo este relatório, avaliando de forma positiva os encontros, já que proporcionaram, mais uma vez, reflexão, troca de experiências, conhecimento, crescimento pessoal e profissional.

Lajeado, 20 de outubro de 2009.

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