MEU PERFIL
Sou Solange Kunrath, iniciei minha carreira como professora concursada, do município de Lajeado, em 1992. Trabalhei com crianças dos anos iniciais, cuja experiência marcante foi como alfabetizadora. Também trabalhei com pré-adolescentes e adolescentes, dos anos finais do Ensino Fundamental e com jovens e adultos do EJA, lecionando as disciplinas de Português e Inglês. Desde o ano de 2000, faço parte do trabalho de gestão escolar, exercendo a função de supervisora, vice-diretora e atualmente diretora.
Quanto a minha formação, sou licenciada em Letras: Português/Inglês, pela UNIVATES-Lajeado/RS, e especialista em Pedagogia Gestora: administração, supervisão e orientação, pela FACEL (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras) /AUPEX (Assessoria Universitária Pedagógica de Extensão). Fiz magistério na Escola Estadual Maurício Cardoso de Soledade/RS. Minha formação continuada ocorre através de muita leitura e da participação em cursos, seminários e encontros oferecidos pela mantenedora e outras instituições. Considero de suma importância a formação continuada, pois é ela que me oferece uma base teórica, reflexão da minha prática e experiências, das quais me aproprio e que facilitam minha atuação tornando-me mais profissionalizada.
Em relação a trabalhos elaborados, sou autora do texto CICLOS DE FORMAÇÃO, RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA, que apresentei como oficineira, no III Seminário Nacional de Educação e VI Fórum Estadual de Educação, em Lajeado em 2003; no Seminário de Educação, em Venâncio Aires, em 2003; e para alunas do magistério da Escola Madre Bárbara de Lajeado, em 2004. Sou co-autora do texto CICLOS DE FORMAÇÃO: a experiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vida Nova – Lajeado/RS, publicado na revista GERIR de Salvador-Bahia, em 2003; autora do texto A gestão democrática e a construção da proposta pedagógica da Escola, publicado na revista INTERFACES de Lajeado-RS, em 2008, e do texto: Ciclos de Formação: perspectivas, concepções e desafios, a ser publicado este ano, na revista INTERFACES. Também sou professora organizadora do livro NOSSAS HISTÓRIAS, NOSSA CULTURA, fruto do trabalho voluntário, do projeto TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA. Fui painelista do encontro programado pela instituição MAUÁ, em 2006, em Lajeado e ministrante de experiência pedagógica no I Fórum Nacional de Educação, em 2006, em Lajeado, nos quais, apresentei o trabalho desenvolvido em nossa escola, o qual intitulamos Reinventando os espaços de aprendizagem.
Como gestora primo pela gestão democrática, pois ela se refere a um agir interligado, que abrange melhoras nas condições físicas, materiais, metodológicas, pedagógicas, bem como, nas relações humanas da escola. Portanto, tento construir uma relação de diálogo, confiança e respeito com professores, funcionárias, alunos, pais e Secretaria de Educação. Acreditando, que em educação, ninguém responde sozinho e que o fazer junto, nos anima a fazer, a aceitar o fracasso como um desafio e o sucesso como uma responsabilidade, valorizo e procuro realizar um trabalho em equipe, com criatividade e aberto ao novo.
Outro aspecto que ressalto com muita paixão, é que acredito na proposta de Ciclos de Formação, como um novo jeito de fazer escola e que responde as necessidades e desafios da atualidade. Percebo que, juntamente com esta proposta, vem atrelado o olhar diferenciado sobre educação, conhecimento, aprendizagem, avaliação, trabalho docente, tempo e espaço escolar. Sendo assim, considero que a experiência de ciclos de formação, que estou vivenciando, na minha escola, caracteriza-se como positiva, principalmente quanto a sua forma de organização curricular, cuja centralidade está no educando e suas diferentes fases do desenvolvimento.
E por fim destaco, com muito orgulho, que agora, também, faço parte de uma comunidade de aprendizagem, a nível nacional, chamada GESTAR II, que se constitui como um novo espaço/tempo de aprendizagem, cujas ações articuladas dos envolvidos (MEC, UnB , coordenadores administrativos, pedagógicos e professores), formam uma corrente de forças e conhecimentos, no sentido de construir e garantir uma educação de excelência em todo o país.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário